sábado, 4 de julho de 2009

Bem Estar - Entrevista - Dentes saudáveis

Dentes Saudáveis

Para a boa formação e saúde dos dentes é preciso manter uma boa higiene oral. Além disso, existe a influência alimentar que pode ajudar a manter os dentes saudáveis. Por isso, decidimos entrevistar uma estudante do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, preparamos um questionário de 6 perguntas para ela, a nossa entrevistada se chama Patrícia. Abaixo o questionário com as respostas.

Nutrição e Bem Estar: Os alimentos podem provocar problemas em meus dentes? Por quê?
Patrícia: Na boca os alimentos encontram bactérias. Essas bactérias gostam de açúcares encontrados nos alimentos. Quando as pessoas não limpam os dentes após ingerir os alimentos, a bactéria (que é a placa bacteriana) usa o açúcar para produzir os ácidos que poderão destruir a superfície dura dos dentes (o esmalte). Se não for tratado essa destruição poderá atingir a dentina e a polpa podendo haver a queda do dente.

NBE: Como escolher corretamente os alimentos?
P: Devemos adotar uma dieta com alimentos com cores variadas. É a dieta "Cru e Colorido"! Mas isso não basta pois muitos alimentos são essenciais para o nosso corpo. Por isso podemos comer de tudo um pouco mas devemos escovar os dentes após as refeições.

NBE: Sempre devemos escovar os dentes após as refeições?
P: Sim, pois os restos de alimentos na boca possuem potencial cariogenico. Por isso para não nos privarmos dos alimentos devemos comer em horarios regulares, sem ficar "beliscando" e sempre escovar os dentes. O mais prejudicial é comer em horarios "picados".

NBE: É verdade que escovar os dentes muitas vezes no dia mancha os dentes?
P: Na verdade o fluor que é muito importante para a limpeza dos dentes e está em praticamente todas as pastas dentais pode acabar causando a fluorose que são as manchas nos dentes se utilizado mais do que o necessário. Mas a fluorose é mais comum em crianças com menos de 6 anos. Além disso, o creme dental deve ser utilizado com cautela. Apenas uma pequena quantidade.

NBE: O cálcio é bom para os ossos. Ele também é bom para os dentes?
P: O cálcio é um elemento fundamental não só para os ossos, mas para dentes saudáveis também. Boas fontes de cálcio são leite, iogurte, queijos, peixes ósseos, repolho, legumes e brócolis.

NBE: De algumas dicas de alimentação saudável para os dentes

P: Para ter uma refeição balanceada o segredo é a variedade. Você pode comer bem escolhendo alimentos contidos em cinco grandes grupos: Pães, cereais e outros produtos feitos a base de grãos; Frutas; Vegetais; Carnes, aves e peixes;Leite, queijos e iogurtes.

E é isso pessoal. Devemos sempre estar atento aos alimentos que comemos e na nossa saúde bucal. Até a próxima postagem...

PS: DAQUI A POUQUINHO IREMOS POSTAR SOBRE O GLOBO REPÓRTER DE ONTEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário