quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nutrição - Pirâmide Alimentar

Pirâmide Alimentar


Na nossa primeira postagem, iremos publicar sobre algo básico da nutrição, que é a "Pirâmide Alimentar".

Pode se dizer, que essa pirâmide é dividida em 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos: Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.
  • Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia.
  • Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres.
  • Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro.
  • Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso.
  • Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias vazias.

Todos os grupos de alimentos so importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Mas o que é essa Pirâmide Alimentar??

Basicamente é uma representação gráfica que diz a quantidade certa de cada alimento que devemos comer para obter uma alientação saudável. Imagine um triângulo divido em porções horizontais, lá em baixo na base de pirâmide (que é o espaço maior) colocamos os alimentos mais saudáveis, legumes e verduras e lá em cima, no topo da pirâmide (no menor espaço) colocamos os alimentos com muito açúcar, massas e etc. Isso significa que pela pirâmide devemos comer menos porções de alimentos que contém açúcar e mais porções de alimnetos como verduras e legumes por exemplo.



Fontes: http://www.diabetes.org.br/nutricao/piramide.php


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070402111206AAn5OMW


3 comentários:

  1. eu tenho 23 anos peso 73 kg e quero emagrecer por qual piramide devo me orientar? me xamo ana meu e mail e analecia1987@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. meu nome é Julia tenho 11 anos e peso 36kg

    ResponderExcluir
  3. meu nome e mary tenho 34 anos e 11 meses , tenho 1,55m e peso 53 quilos tenho uma barriguinha (gordura localizada) que me incomoda porque as roupas dao no comprimento mas fica dificil na cintura , amo saladas e tenho usado ração humana , o que devo fazer para perder essa barriguinha ?? qual piramide devo seguir ?? meu e mail e maryvianna.rj@hotmail.com

    ResponderExcluir